“As coisas são sempre assim.” “Por que será que essas coisas acontecem sempre comigo?” Essas são frases recorrentes que quase todo mundo ouve ou fala. Tem gente que se sente o bode expiatório da vida, como se tudo de ruim sempre acontecesse consigo e na pior hora possível.
Realmente, às vezes parece que todos os problemas possíveis acontecem com a gente ao mesmo tempo. Questionamos o que foi que fizemos para merecer isso, que tanto carma é esse que temos que queimar. Mas às vezes a resposta para seus problemas não está nas vidas passadas, e sim nessa que você está vivendo agora.
Vamos pensar em uma situação hipotética, mas bastante comum. Sempre que se juntam seus familiares nas festas de final de ano acontecem brigas e discussões, e você pensa: “Nossa! Toda vez é a mesma coisa.” Mas como poderia ser diferente? São as mesmas pessoas, nas mesmas situações, então não dá para esperar outra coisa.
Imagine que você sempre discuta com alguém, que sempre se desentenda com essa pessoa, o que gera desgaste seja onde for (no trabalho, na família ou na relação). E você pensa: “Oh, meu Deus! Por que será que essas coisas acontecem comigo?” Mas não se dá conta de que, enquanto você for você, tudo vai ser do mesmo jeito.
Não dá para esperar resultados diferentes de uma conta sem mudar os números. Você é o denominador comum dos seus problemas. Para mudar o resultado você precisa mudar de atitude – às vezes uma simples mudança faz toda diferença.
Se você está acostumado a responder sempre a desaforos, cale-se. Se você faz sempre o que os outros esperam que você faça, faça algo diferente. Mude sua atitude diante das situações e você mudará as próprias situações.
As pessoas agem com você de certa maneira porque elas já esperam que você reaja como sempre reagiu. Porém, se você quebrar esse ciclo, vai forçar o outro a agir diferente também.
Acho que o segredo está aí: quando você muda algo em sua postura, desencadeia uma série de mudanças a sua volta, obrigando os outros a mudarem junto. Então as coisas podem ir por um caminho diferente do que sempre foram, e esse caminho pode lhe dar a oportunidade de conseguir se livrar, ou melhor, de resolver seus problemas.
Se você se vir em uma situação recorrente que o incomoda, pense: “Toda vez que isso acontece eu sempre faço isso, mas dessa vez vou agir diferente.”
Alguns dos nossos problemas são apenas fruto de um convívio robótico, onde nenhuma das partes tem coragem ou ânimo para fazer algo a respeito. E esse ciclo vicioso se perpetua de maneira irracional, como um marido que não faz um carinho na esposa porque ela está de cara feia, e a esposa que fica de cara feia porque o marido não lhe faz um carinho, mas qualquer um dos dois que tomar uma atitude mudará tudo.
Preste atenção a sua volta e você sempre encontrará esses pequenos problemas que surgem somente porque as pessoas estão acomodadas.
Então, ter um pouco coragem, se livrar do orgulho e mudar sua postura diante das coisas pode ajudar a desfazer a bagunça que são alguns problemas e o convívio difícil com alguém. Infelizmente não dá para ter nada diferente da vida fazendo tudo igual sempre.