Você sabe o que é menopausa e como ela afeta as mulheres? Muitas pessoas pensam que é apenas o fim da menstruação e alguns fogachos, mas na verdade é muito mais do que isso. A menopausa é uma fase da vida que traz muitas mudanças físicas e emocionais, e que pode ser assustadora se você não estiver preparada.

Para falar sobre esse assunto, a famosa apresentadora Oprah Winfrey conversou com sua amiga e jornalista Maria Shriver em um especial para a série: “The Checkup with Dr. David Agus”. Oprah contou como foi sua experiência com a menopausa e como ela descobriu que estava passando por ela.

O primeiro sintoma que Oprah teve foi palpitações cardíacas. Ela sentia seu coração bater muito rápido e ficou com medo de ter alguma doença grave. Ela procurou vários médicos, mas nenhum deles conseguiu diagnosticar o problema. Um deles até receitou remédios para o coração.

O que Oprah não sabia é que as palpitações eram na verdade um sintoma da menopausa. Ela também sofria com ansiedade, insônia, falta de concentração, mudanças de humor e perda da libido. Ela disse que pensava que ia morrer todas as noites e que escrevia diários sobre seus sentimentos.

Oprah e Shriver concordaram que a sociedade não ensina as mulheres sobre o que é a menopausa e como lidar com ela. Elas disseram que há um tabu sobre o envelhecimento feminino e que as mulheres não são informadas sobre as mudanças que acontecem no seu corpo e na sua mente.

Elas também falaram sobre a perimenopausa, que é o período anterior à menopausa, quando os hormônios começam a mudar. Elas disseram que muitas mulheres não sabem que estão nessa fase e confundem os sintomas com outras doenças.

Oprah disse que seu objetivo é desestigmatizar a experiência da menopausa e ajudar as mulheres a se informarem mais sobre essa fase da vida. Ela disse que não há nada de errado em passar pela menopausa e que as mulheres podem se sentir empoderadas e renovadas.

E você, o que pensa sobre a menopausa? Você já passou por ela ou conhece alguém que está passando? Compartilhe sua opinião nos comentários e não se esqueça de curtir e compartilhar este artigo com suas amigas!