Clóvis de Barro no programa The Noite falou do seu novo livro, Epaminondas: O gato explicador, onde ele faz reflexões como se estivesse na cabeça do seu gato.. Abaixo confira um trecho da fala de Clóvis (ou Epaminondas) sobre relacionamentos abertos.

“Há, entre viventes, alguns que são muito especiais, porque são viventes que, em algum momento de suas existências espirituais, foram muito próximos ou, quem sabe, os mesmos, e foram separados por alguma iniciativa de ruptura castradora.

Então, você que era um com outra pessoa acabou dilacerado, cortado ao meio e, por isso, acaba passando a vida procurando essa pessoa especial. Epaminondas acha que relacionamentos abertos são consequência da nossa incapacidade de amar com profundidade aquelas pessoas que são muito especiais para nós.

Quando nós as encontramos de verdade, não há como, porque o amor que sentimos, verdadeiro, profundo, visceral, é tão superior aos outros sentimentos meramente escatológicos, eróticos, de prazer carnal, que, uma vez conhecido o que é o amor, jamais nos contentaremos com relações pífias e sem profundidade.”

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da participação de Clóvis de Barros Filho no programa The Noite.

Confira na íntegra.

Clóvis de Barros Filho é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do Brasil. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros.

Doutor e Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, o Professor Clóvis atua no mundo corporativo desde 2005, por meio de seu escritório, o Espaço Ética.  Tem como clientes empresas de todos os portes, de inúmeros ramos de negócios.