Dr. Enéas perguntado sobre sua crença em Deus no programa Matéria Prima de 1990, deu uma resposta muito interessante. Confira abaixo a transcrição da fala de Dr. Enéas.
É muito bonito, entre jovens que têm o prazer de se rebelarem contra a norma, dizer que se é ateu para ganhar voto. Eu passei a vida toda estudando, e eu não consegui encontrar até hoje nada que me convencesse de que não existe o arquiteto do universo. A filosofia marxista é belíssima, a qual diz que o universo é matéria e movimento. Concordo com isso, só que a filosofia marxista não diz se o universo é só matéria e movimento.
Eu olho para este universo físico, químico, matemático, biológico, sociológico e psicológico e vejo-o como uma complexidade estarrecedora: nada é simples, nem uma gota d’água e nem um átomo. Somente a ignorância brutal do ser humano considera tudo simples. Tudo é extremamente complexo, e eu me curvo diante de uma vontade suprema. Eu creio em Deus.
Não me pergunte o que é Deus, eu não sou teólogo, eu não sei, mas eu creio em Deus como força suprema e motora do universo, força da qual existe uma parcela pequena em cada um de nós.”
Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da participação Programa Matéria Prima (1990) – TV Cultura – Serginho Groisman.
Enéas Ferreira Carneiro foi um polímata, militar, médico cardiologista, professor, matemático, físico, tradutor, escritor e político brasileiro. É considerado o maior ícone do conservadorismo nacionalista no Brasil, e como político fundou o extinto Partido de Reedificação da Ordem Nacional. (Wikipédia)