Eu já não conheço ninguém que não use redes sociais, Facebook, instagram, twitter, quase todo mundo está conectado digitalmente e a presença das redes sociais já se tornou tão natural que é como se estivessem sempre ali.

Só que se tratando de tempo, as redes sociais e a própria internet ainda são uma novidade e ainda não temos uma real perspectiva das mudanças e consequências do uso tão exacerbado que a humanidade faz de tudo isso.

Mesmo assim, ainda podemos observar alguns sintomas que têm surgido na vida das pessoas pelo uso das redes sociais, sintomas de um problema que não entendemos ainda qual sua real proporção e como lidar com algo que já se tornou tão ligado ao cotidiano moderno.

Tanto se fala de depressão, ansiedade e uma regressão absurda no equilíbrio emocional das pessoas que já percebemos que as redes sociais têm um papel muito presente na mudança do comportamento humano e no crescimento acentuado desses problemas.

Mas um ponto interessante e curioso, é a maneira como as redes sociais têm afetado as relações amorosas. Como se já não bastasse as dificuldades comuns a toda relação, às redes sociais vieram para trazer mais um obstáculo para os casais que vivem conectados.

Um estudo feito em 2014 por Russell Clayton, há época um estudante de doutorado em jornalismo na Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, tentou entender como o uso das redes sociais poderia afetar os relacionamentos.

Após entrevistar centenas de usuários do Twitter, ele concluiu que quanto mais ativos nas redes sociais são os parceiros, mais problemas enfrentam em suas relações.

Desde um aumento expressivo nas brigas e desentendimentos, até a infidelidade, que também se mostrou bem mais alta para aqueles que vivem nas redes e claro, o número de separações e divórcios é significativa.

O estudo de Clayton serviu para reiterar um estudo anterior feito por ele, com o mesmo intuito, só que com Facebook, o resultado é o mesmo, conflitos, infidelidade e separação.

E para aqueles que jogam ao tempo a garantia de uma relação sólida, se equivoca, tanto casais jovens quanto casais com relações mais longas, se mostram sujeitos aos mesmos problemas ao lidarem com a vida digital do parceiro.

De qualquer maneira, já se vê muito interesse sobre os efeitos do uso das redes sociais, e podemos observar diversos desequilíbrios na vida pessoal e amorosa de quem não consegue impor limites à vida digital.

Como extrema exposição da vida do casal nas redes, a comparação da relação com a relação de terceiros ou até mesmo a diminuição de momentos românticos, é fato que a qualidade das relações diminuiu bastante.

Pois é muito comum hoje o celular estar presente conosco 24 horas e com isso se tornou normal um ou outro interromper momentos românticos e íntimos para responder alguma mensagem ou falar com alguém.

Bem como o fato da postura das pessoas mudarem nas redes sociais, temos a tendência de agir diferentes aqui, do que somos verdadeiramente e essa impessoalidade das redes traz bastante espaço para que atitudes que desrespeitem o parceiro e a relação se tornem comuns.

Atitudes tais como compartilhar fotos sensuais ou manter conversas com diversos contatos, talvez comecem de maneira despretensiosa, mas sem os devidos limites podem evoluir para um verdadeiro problema.

E por incrível que pareça, é muito comum os casais pautarem aspectos da relação no que se é visto nas redes.

Por exemplo, uma esposa qualquer posta uma foto de flores que o marido deu para ela. E você começa a sentir ciúmes e pensa: Quando foi a última vez que meu marido me deu flores? Ele perdeu o romantismo?

Porém, o que você viu é apenas o que eles queriam que você visse, uma vida perfeita de um casal que se ama, mas o que você não viu foi a provável discussão que o casal teve e as flores podem ter sido um simples pedido de desculpas.

Nas redes sociais, tudo é lindo e maravilhoso, mas as aparências enganam,
Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, então muito cuidado com o que se toma como referência.

Você mesmo, muito provavelmente não posta nada que considere feio ou ruim, suas fotos e tudo que compartilha são muito bem selecionados antes de ir para as redes, então porque acredita que os outros não fariam o mesmo?

É essencial haver um equilíbrio do uso das redes e impor limites ao quanto a internet entra em nossa vida, pois as redes sociais não são o problema, e sim o mau uso delas.
Tem também quem usa a internet como uma fuga dos problemas que perturbam a relação ou a vida, de qualquer maneira, não será vivendo em anestesia que as coisas se resolverão, busque sempre resolver os problemas com lucidez.

Já entendemos que as redes sociais não são mundos paralelos sem nenhum peso no muneo real, a maneira como lidamos com elas afetam significativamente as nossas vidas.

E até então, como tudo que nos entorpece e nos vicia, vale o aviso: Use com moderação. Pois para algo que se chama REDE SOCIAL e que foi feita para facilitar a vida, só tem nos tornado imaturos, desequilibrados e sozinhos.

Veja também o vídeo!