
Jordan Peterson chamou a atenção para sua fala sobre o casamento e a felicidade. Para ele, no Ocidente, o casamento é tratado de forma imatura. Confira abaixo a transcrição do trecho:
Muitas coisas mudaram. Os pais hoje são mais velhos e, como consequência, as crianças têm menos irmãos – muitas vezes nenhum. Pais mais velhos e mais ricos tendem a ser mais conservadores, são menos propensos a correr riscos, e como eles programam o tempo dos filhos, as crianças hoje não têm tanto tempo para brincar de forma autônoma com outras crianças. Uma coisa que eu me pergunto é sobre toda essa confusão de identidade de gênero que surgiu entre adolescentes mais velhos. Será que isso não é uma consequência retardada da ausência de brincadeiras de faz de conta na infância? Porque uma das coisas que as crianças fazem quando são muito pequenas é se vestir e representar diferentes papéis, incluindo papéis de gênero, e elas precisam fazer isso para amadurecer adequadamente.
Uma ideia que temos no Ocidente, que é bem imatura, é que o casamento é basicamente sobre a felicidade do casal. Mas não é. O casamento é sobre a estabilidade da estrutura familiar para as crianças. Essa é a questão fundamental. E se você conseguir gerar felicidade, ótimo. Vá em frente. Eu diria que deveríamos introduzir qualquer política social que possamos fabricar e testar, que estabilize as famílias.
Eu tenho algumas ideias para um programa de intervenção psicológica para casais. Vamos imaginar: você vai se casar, certo? Bem, o que você precisa negociar? Vai ser algo como: qual vai ser o seu acordo sexual? Quem vai fazer as compras? Quem vai cozinhar? Quem vai arrumar a mesa? Quem vai lavar os pratos? Quem vai limpar o banheiro? Todas essas coisas precisam ser negociadas. E nós não fazemos isso muito bem. Destruímos as regras tradicionais sobre sexo, mas não substituímos isso por um tipo de treinamento em negociação que permita que as pessoas cheguem a um acordo mediado sobre quem faz o quê.
Transcrição e tradução feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da fala de Jordan Peterson no vídeo: “Casamento não é para ser feliz, é para dar estabilidade às crianças” no canal O Observador.
Jordan Peterson é um psicólogo clínico canadense e professor de psicologia da Universidade de Toronto. Suas principais áreas de estudo são a psicologia da anormalidade, social e pessoal, com particular interesse na crença ideológica e na psicologia da religião.
Ficou famoso ao dar xeque-mate em uma jornalista feminista na TV inglesa. Com seu livro “Doze Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos”, ele alcançou o primeiro posto entre os livros mais vendidos e garantiu um lugar de destaque entre os intelectuais da atualidade”
























