Seja aquilo que você quer que seus filhos sejam. É uma coisa muito fácil, na verdade, mas ninguém avisou, né? Os pedagogos não sabem disso. Uma coisa que eu aprendi desde o início foi o seguinte: toda criança tem um instinto de obediência. Isso é muito mais forte do que qualquer rebeldia.

O problema da rebeldia infantil virou um tormento para pais, mães e professores. Por quê? Porque criança não é naturalmente rebelde. Não existe criança naturalmente rebelde, só se for doente mental. A criança vê o pai e a mãe como modelos de conduta. O que você faz, o jeito que você trata ela, é como ela vai te tratar. É literal, é igualzinho.

Se você grita com ela, o que ela vai aprender a fazer? Vai gritar com você. Aí você dá uma chapuletada, ela até para por fora, mas continua gritando por dentro. Ela fica revoltada por dentro.

Agora, se você é educado, é gentil com o seu filho, se você tem paciência, ele vai ter a mesma coisa com você. Se você tem confiança nele, ele vai ter confiança em você. Isso é normal. Eu fui aprendendo isso aos poucos. Claro, eu não nasci sabendo. É evidente que com os primeiros filhos eu devo ter errado muito tentando educar, mas depois eu percebi que eu não precisava educar ninguém. Era só agir de uma maneira normal, natural, correta, digna, com os seus filhos, e ia dar tudo certo.

Criança tem um instinto de imitação. Ela fica olhando para você para fazer igual. Ela quer ser igual a você. O problema é quando você não age de um jeito que ela possa te imitar. Você age de um jeito e quer que ela faça o contrário. Aí complica. Você grita, dá bronca e quer que ela fale educadinha. Não dá. Ela nem sabe o que é ser educada, porque você não deu o exemplo.

A educação é realmente pelo exemplo. Presta atenção: você não ensina uma criança só nos momentos em que está tentando ensinar. Você ensina 24 horas por dia. Ela está prestando atenção em você o tempo todo. E tudo que você faz, ela aprende, tanto o que você quer que ela aprenda quanto o que você não quer.

Transcrito e adaptado pelo Provocações Filosóficas do trecho do curso COF ministrado por Olavo de Carvalho.