Na participação do programa Todo Seu, Leo Fraiman fala sobre a necessidade de incentivar e motivar as crianças a resolverem seus problemas. Abaixo você confere a transcrição da fala de Fraiman.
“A criança hipersensível não gosta muito de barulho, quando leva uma bronca fica mais triste que as demais crianças, tem mais medo de se expor no teatro ou na banda da escola etc. Tem momentos que é bom acolher esse tipo de criança, assim como tem momentos em que os pais devem dizer-lhe o seguinte: “Filho, eu entendo que essas situações são desafiadoras, mas você é capaz, e nós vamos estar lá com você. Dê o seu melhor!”.
Os pais devem utilizar-se do recurso “colo com mola”, que é entenderem o filho, mas o impulsionarem para que ele enfrente seus medos e receios. Quem utiliza esse recurso, normalmente, é um bom chefe, pai, marido e ser humano.
Fazer algo pelo outro é humilhá-lo, é comunicá-lo o seguinte: “Você é tão fraco que eu faço por você”, mas abandoná-lo também não é ético, por isso, o ideal é o colo com mola, em que se acolhe o outro empaticamente e o impulsiona autonomamente.”
Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do programa Todo Seu com Leo Fraiman.
Confira na integra:
Leo Fraiman é psicoterapeuta, supervisor clínico e diretor da clínica Leo Fraiman de Psicoterapia e Gestão de Carreiras, também é especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP).