Leo Fraiman, fez uma participação no programa Vida Melhor da Rede Vida, com o tema “A educação dos adolescentes”. Confira abaixo a transcrição de um trecho do programa onde ele fala sobre a importância de se ter uma mãe “chata” para o crescimento do indivíduo.

“Toda pessoa de sucesso profissional teve mãe chata. A mãe que cobra do filho atitudes responsáveis, como mandá-lo escovar os dentes e vestir-se adequadamente, contribui para o seu crescimento. Alguns dizem que os filhos estão mudando, mas, na verdade, quem está mudando são os pais que, em vez de enxergarem a autoridade que possuem, acabam querendo fazer seus filhos felizes a qualquer custo.

A adolescência carrega consigo os impulsos e os riscos e, embora seja difícil lidar com esses fatores, é uma fase importante, pois esses impulsos farão com que o adolescente tenha coragem de lutar pelo que ele quer (por exemplo, tentar pegar uma vaga em uma orquestra famosa, inscrever-se em um time de vôlei, conversar com uma garota desconhecida e linda na balada etc.).

Por isso, é necessário que a mãe cobre mesmo dos filhos aquilo que eles precisam fazer para que o impulso continue sendo usado positivamente. Uma mãe com esse perfil não é chata, é amorosa.”

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do programa: Como educar os filhos na adolescência com Leo Fraiman – Vida Melhor – 22/10/20

Confira na integra:

Leo Fraiman é psicoterapeuta, supervisor clínico e diretor da clínica Leo Fraiman de Psicoterapia e Gestão de Carreiras, também é especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP).