Na participação do PodCast Mais que 8 minutos, Clóvis de Barros faz uma reflexão sobre como pautamos as nossas vidas nas opiniões dos outros. Confira abaixo a transcrição do trecho.
“Se você começa a pautar a sua vida e a usar como referência de primazia o que o outro pensa de você, você se torna um escravo do olhar do outro. Um escravo tem sua vida definida por uma vontade exterior à sua própria consciência.
Alguns pensadores mais antigos tinham um treinamento contra isso, que era submeter os alunos ao ridículo para que estes criassem “cascas” e não se importassem com o que viessem a falar deles. Na escolaridade atual, os alunos deveriam ser submetidos a um bombardeamento, a um “cancelamento”, de críticas negativas para que, quando isso vier a acontecer de verdade, eles estejam mais preparados para lidar com a situação, embora ninguém esteja completamente preparado para ver milhares de pessoas o detonando. Trata-se de uma execração pública.
Se você quer ter liberdade e autonomia, é preciso que esteja blindado contra quem quer escravizá-lo, seja este uma pessoa, uma opinião pública ou um entendimento coletivo. Do contrário, isso se torna uma obsessão, pois você se torna escravo, já que o olhar e a avaliação do outro assumem a primazia como referência das suas tomadas de decisões.”
Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da participação de Clóvis de Barros Filho no PodCast Mais que 8 Minutos.
Confira na íntegra:
Clóvis de Barros Filho é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do Brasil. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros.
Doutor e Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, o Professor Clóvis atua no mundo corporativo desde 2005, por meio de seu escritório, o Espaço Ética. Tem como clientes empresas de todos os portes, de inúmeros ramos de negócios.