Jesus Cristo é considerado um dos maiores líderes religiosos da história. Nascido há mais de dois mil anos, sua mensagem de amor, compaixão e fraternidade ainda é um farol para muitas pessoas em todo o mundo. Infelizmente, muitos dos seus ensinamentos são ignorados ou mal interpretados em nossa sociedade moderna, que é marcada por uma falta de empatia com os outros e um egoísmo cada vez mais evidente.

Se Jesus voltasse hoje, ele certamente ficaria chocado com o comportamento humano e com o fato de que muitas pessoas que se dizem seus seguidores não praticam suas ensinanças. Em sua época, ele foi condenado e crucificado por causa de sua mensagem de amor e compaixão, e hoje ele também seria condenado novamente, porém, desta vez, pela hipocrisia dos que falam em seu nome mas não cuidam do próximo.

A Bíblia relata muitos exemplos do amor e da compaixão que Jesus tinha pelos outros, mesmo por aqueles que eram considerados pecadores ou impuros. Ele sempre encontrava tempo para conversar e ajudar as pessoas, e seus milagres eram uma manifestação da sua compaixão e amor. Em suas palavras, ele ensinou que devemos amar nossos inimigos e fazer bem aos que nos perseguem, pois assim mostramos nossa fidelidade a Deus (Mateus 5:44).

No entanto, em nossa sociedade moderna, parece que esse amor e compaixão são cada vez mais raros. Em vez disso, muitos de nós nos preocupamos apenas com nós mesmos, nosso sucesso e nossa felicidade, e esquecemos de cuidar do próximo. Em vez de ajudarmos aqueles que precisam, muitos de nós optamos por ignorá-los ou, pior ainda, feri-los.

Além disso, muitos cristãos se apropriam do nome de Jesus para justificar suas atitudes egoístas e injustas. Eles se esquecem de que Jesus sempre condenou a hipocrisia e o orgulho, e que ele ensinou que devemos amar nossos semelhantes como a nós mesmos (Lucas 10:27). Esses hipócritas usam o nome de Jesus para justificar suas atitudes egocêntricas e oprimir os outros, e isso é uma ofensa ao seu legado e às suas ensinanças.

A falta de empatia e o egoísmo são sintomas de uma sociedade desconectada de seus valores e princípios morais. Jesus veio ao mundo para nos ensinar a amar uns aos outros e a viver uma vida plena e significativa. Se ele voltasse hoje, ele certamente ficaria triste com a falta de amor e compaixão que vê na sociedade, mas ele também veria a esperança nas pessoas que ainda praticam suas ensinanças e que lutam pelo bem-estar dos outros.

Em vez de esperarmos a volta de Jesus para mudar nossa sociedade, cabe a cada um de nós levar adiante sua mensagem de amor e compaixão. Precisamos deixar de lado nosso egoísmo e nos envolver com os outros, oferecendo ajuda e apoio a todos aqueles que precisam. Se todos nós praticarmos as ensinanças de Jesus, poderemos construir uma sociedade mais justa e amorosa, onde todos sejam tratados com igualdade e respeito.

Não é fácil mudar nosso comportamento e mudar a sociedade, mas é um desafio que valem a pena enfrentar. Seguir as ensinanças de Jesus é a chave para uma vida plena e significativa, e também é a forma de fazermos uma diferença positiva no mundo. Não precisamos esperar que Jesus volte para mudar nossa sociedade, pois a mudança começa dentro de cada um de nós. Sejamos os mensageiros de amor e compaixão que Jesus sempre foi, e construamos juntos uma sociedade mais justa e amorosa.