Içami Tiba, em uma participação no programa Sempre um Papo, falou sobre formação e educação dos filhos. Confira abaixo a transcrição de um trecho onde ele chama a atenção para a criação de filhos folgados.
“Ao criarem um filho folgado os pais condenam a si próprios em relação à idade avançada que irá chegar. Os filhos são poucos, cerca de dois ou três, e, desses, fica apegado aos pais aquele que depende dos mesmos.
É muito comum que os filhos independentes saiam de casa para tocarem as próprias vidas, enquanto o filho dependente permanece junto aos pais, e estes vão ficando velhos, alguns passando a utilizar cadeira de rodas, até que um belo dia o filho que mora na casa de seus pais diz: “Você precisa tomar sol, pai”. Então esse filho leva o pai para tomar sol e esquece-o lá porque, se nunca cuidara dos pais, não é depois de estes estarem velhos que ele irá fazê-lo.
Portanto, os pais devem ensinar, desde cedo, os filhos a cuidarem deles, pois o foco muda ao longo da vida, ou seja, os pais não devem cuidar eternamente dos filhos; estes precisam ser ensinados a também cuidarem de seus pais.”
Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da palestra: Sempre um Papo Içami Tiba – Araxá
Confira o trecho:
Quando pais criam filhos folgados acabam condenando a si mesmos, pois passarão a vida cuidando de alguém extremamente dependente.
Içami Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.
Como palestrante Tiba também já fez mais de 3.200 participações de eventos do gênero, tanto no Brasil como em outros países.