No Brasil, o tema corrupção infelizmente não sai de moda, não é incomum surgirem acusações e escândalos nos grandes cargos da política, porém não é aí que a corrupção nasce, ela surge justamente do dia a dia comum de cada brasileiro, nas pequenas corrupções que crescem e são espelhadas por nossos representantes.

Leandro Karnal, faz uma declaração nesse sentido, chamando atenção para a nossa parcela de responsabilidade na corrupção generalizada do Brasil.

“Há um interesse coletivo sobre o tema atualmente. Mas, está faltando, além da crítica à falta de ética em Brasília e das grandes empreiteiras, que nós consigamos pensar na microfísica do poder, ou seja, na falta de ética na escola, nas famílias e nas empresas. Não existe país no mundo em que o governo seja corrupto e a população honesta e vice-versa”

Reportagem postada originalmente no G1 – Você pode ver na integra AQUI.

Leandro Karnal (São Leopoldo, 1º de fevereiro de 1963) é um historiador brasileiro, atualmente professor da UNICAMP na área de História da América. Foi também curador de diversas exposições, como A Escrita da Memória, em São Paulo, tendo colaborado ainda na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.