A educação dos filhos precisa se moldar e evoluir junto com as mudanças do mundo, novas formas de família como também estratégias para educação surgem à medida que se observa desequilíbrios na formação desses indivíduos. E os pais também precisam aprender e se adaptar se quiserem que seus filhos tenham um futuro saudável.

Içami Tiba faz algumas reflexões sobre a educação dos filho no mundo cheio de tecnologias, confira:

“Quando os pais colocam os filhos como príncipes, é como se eles próprios fossem reis. Então esses reis colocam o que é deles como se fosse dos filhos. Esse é um grande erro, pois o filho não tem nada; este vai ter que construir o que é seu, o seu futuro.

Não é porque o pai tem algo que o filho também é rico; este último terá que se fazer rico. Se os pais dão a riqueza pronta ao filho ele fica com direitos à riqueza, mas sem construir a riqueza, e riqueza de qualquer ramo, seja afetiva, relacional etc.

Nesse sentido, quando os pais querem que os filhos sejam empreendedores, por exemplo, eles estão dizendo que os filhos devem aprender, então estão abrindo o mundo dos filhos para outras possibilidades. O empreendedor é aquele que esbarra em uma dificuldade e não abandona o seu projeto, ao contrário, ele analisa como pode superá-la.”

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do programa Todo Seu – Educação dos Filhos com Içami Tiba.

Confira na integra:

Içami Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.

Como palestrante Tiba também já fez mais de 3.200 participações de eventos do gênero, tanto no Brasil como em outros países.