Em uma entrevista do médico psiquiatra Içami Tiba no programa Papo de Mãe em 2010, ele fala sobre a necessidade de preparo dos pais para educar os filhos. Confira abaixo a transcrição do trecho da fala de Tiba.

Papo de Mãe: Içami Tiba, os pais devem ter medo da adolescência?

Içami Tiba: Olha, tem medo quem não conhece. Hoje, os pais precisam se preparar para serem pais. Esse negócio de “sou mãe, sei tudo” não é verdade, porque, na verdade, ninguém sabe tudo. Ser pai e mãe é uma arte, um projeto cujo resultado é o futuro. Então, os pais de hoje precisam se interessar pela educação dos filhos.

Papo de Mãe: Içami Tiba, como é que andam os adolescentes? São realmente aborrecentes?

Içami Tiba: A adolescência é como um segundo parto. A criança nasce numa proteção familiar e, quando entra na adolescência, ela começa a se mover para fora desse ninho. Começam a ter interesses próprios, a buscar mais independência. Quando eles se tornam “aborrecentes”, geralmente, os pais acabam sendo os maiores aborrecentes, porque não entendem que os filhos estão crescendo. Eles tentam reduzir os filhos ao estado infantil de antes, ligando para saber onde estão, se estão em baladas, querendo saber tudo da vida deles. Isso gera uma “coleira digital”, que os filhos detestam. E algumas mães chegam a ir para a balada para verificar se há drogas ou comportamentos inadequados. Eles se sentem constrangidos.

Papo de Mãe: Mas os pais não devem conhecer as companhias dos filhos? Isso não é importante?

Içami Tiba: Claro, é importante que as mães conheçam as companhias dos filhos, mas isso não pode ser feito de maneira impulsiva. Muitas vezes, as mães agem instintivamente, querendo proteger seus filhos e, por isso, acabam vendo problemas onde não há. Elas podem achar que uma companhia é ruim sem conhecer a fundo a situação. E o que as mães não sabem é que, em casa, os filhos podem ser terríveis, mas, na casa dos outros, eles são muito educados. Isso acontece porque a estruturação do comportamento vem desde a infância. A criança deve ser ensinada a se proteger e, para isso, deve ser preparada desde cedo.

Papo de Mãe: Então, você acredita que os pais devem confiar mais na educação que deram aos filhos?

Içami Tiba: Sim, os pais não podem estar presentes 24 horas por dia. Quando o filho vai para a escola com 2 ou 3 anos, os pais não estão lá para proteger. A melhor educação é aquela que prepara o filho para a vida, e não que o proteja da vida. Muitas vezes, os pais tentam isolar as crianças para protegê-las, mas as crianças só se desenvolvem quando estão em contato com outras. Os pais, ao querer fazer pelo filho o que ele deveria fazer sozinho, acabam dificultando o crescimento dele.

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do programa: Papo de Mãe em 2010 com Içami Tiba.

Confira o trecho:

Educar um filho requer preparo, é um projeto com resultado no futuro. E quando os pais não se preparam, muitos problemas podem acontecer no desenvolvimento da criança e na relação com seus pais ao longo da sua formação.

Içami Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.

Como palestrante Tiba também já fez mais de 3.200 participações de eventos do gênero, tanto no Brasil como em outros países.