“Sabemos que dinheiro é a coisa mais séria do mundo. Nelson Rodrigues já dizia que dinheiro compra até amor verdadeiro. Eu me lembro de que, no ano passado, respondi uma pergunta e comecei a comparar finais de semana em Roma com finais de semana em praia cheia.

Então eu disse: “Imagine como o amor é mais fácil num final de semana em Roma do que num final de semana na praia, cheia de gente gritando no seu ouvido”. Em Roma você se apaixona, na praia o casamento acaba. Nesse último lugar, você começa a achar que escolheu a pessoa errada, mas em Roma não, em Roma você tem certeza do amor.

É isto o que Nelson quis dizer, que nós somos frágeis. Não podemos dizer com absoluta certeza que ninguém nos compra, porque talvez nunca nos tenham oferecido o suficiente. Por isso, é necessário sermos modestos com a própria moral, ou seja, jamais devemos nos achar santos nem achar que os outros o são. Senão, você sofre uma decepção muito grande e seu mundo para de fazer sentido.”

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da palestra realizada pela EGDS em 24/11/2016 no Plenário da Câmara Municipal de Campinas.

Veja na íntegra:

Luiz Felipe Pondé, possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea – Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv.

Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado.