Em um trecho do programa Todo Seu, Leo Fraiman fala sobre as quatro coisas que impossibilitam manter qualquer relação saudável. Confira abaixo a transcrição do trecho.
“Vamos nos valer de pesquisas analisando a interação entre casais para entender as consequências de atitudes inadequadas dos pais para com os filhos. Psicólogos em Seattle conseguem acertar, com uma margem de acerto de 96%, se o casal vai se divorciar ou não o analisando por três dias apenas.
Para isso, analisam a presença dos “4 cavaleiros do apocalipse”: ironia, menosprezo (desvalorizar o que o outro diz ou faz), desprezo (não enxergar o esforço, os detalhes nem as coisas importantes do outro) e saturação (expressões corporais e entoacionais de ameaça). Esses mesmos pontos podem ser relacionados com a realidade infanto-juvenil, pois, quando o indivíduo se sente ameaçado, o córtex pré-frontal é bloqueado, o que faz com que ele não consiga ser racional nem tomar decisões pensando nas consequências.
Com isso, a criança não desenvolve o autocontrole e se torna cada vez mais rebelde. O controle deve vir sempre de dentro e nunca de fora para dentro. Por exemplo, se o controle vem sempre de fora para dentro, a criança assimila que é com gritos, menosprezo e ironia que as coisas são resolvidas (e assim se cria uma pessoa medrosa e/ou rebelde).”
Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do programa: Como brigar corretamente – Todo Seu (16/07/19)
Veja na íntegra:
Psicólogos em Seattle conseguem acertar, com uma margem de acerto de 96%, se o casal vai se divorciar ou não o analisando por três dias apenas. Para isso, analisam a presença dos “4 cavaleiros do apocalipse” das relações: ironia, menosprezo, desprezo e saturação.
Leo Fraiman é psicoterapeuta, supervisor clínico e diretor da clínica Leo Fraiman de Psicoterapia e Gestão de Carreiras, também é especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP).