Um homem qualquer andava por uma trilha, refletindo sobre sua vida, se sentindo cansado e vulnerável quando avistou um um velho senhor sentado.
O homem sentou ao lado do velho e perguntou:
Senhor, poderia me dar um conselho? Como eu posso me tornar uma pessoa mais forte, equilibrada e menos vulnerável?
O velho apontou para uma cabana um pouco distante dali e disse:
– Antes você poderia me fazer um favor? Vá até aquela cabana e traga tudo que encontrar lá dentro para mim.
Em seu pensamento o homem se questionou:
Vou entrar na casa de alguém estranho e pegar coisas para este velho? E se ele estiver me usando para roubar?
Mas mesmo confuso, fez o que o senhor pediu. Foi até a cabana e ao chegar lá percebeu que ela estava completamente vazia. Não tinha móveis, roupas, plantas, nem coisa alguma. Era apenas uma cabana vazia.
O homem então voltou até o velho e reclamou:
– Senhor, eu fui até a cabana mas não tinha nada lá dentro, não encontrei nada que pudesse retirar e trazer para você. Eu não entendo porque o senhor pediu isso.
O velho olhou para o homem sorriu e disse:
– Esse é o conselho que você me pediu, um indivíduo equilibrado e que não se abala com nada, não deve possuir coisa alguma que lhe possa ser tirado, roubado ou destruído pelos homens ou pelo tempo.
Um indivíduo equilibrado, não deve se identificar com nada, pois no exato momento em que se identifica, ele passa a pertencer àquilo e isso pode lhe ser tirado.
Se você se identificar como um empresário, você pode deixar de ser, se você se identifica com a riqueza, pode ficar pobre, se se identifica com sua inteligência, vai envelhecer e pode esquecer tudo.
Porém, quem não se identifica com coisa alguma, também é vazio, do mesmo modo da cabana onde não havia nada para ser tirado ou destruído.
Do mesmo jeito que não se pode roubar uma casa que não tem nada dentro, ninguém pode desequilibrar ou abalar alguém que não se identifica com nada.
Assista também!