Ivan Capelatto em um trecho de uma palestra para o Café Filosófico, falou sobre a afetividade neurótica dentro das dinâmicas das relações. Veja abaixo a transcrição do trecho.

“Neurose é um estado normal ao qual um ser humano pode chegar caracterizado pela geração de pensamentos e maneirismos que busca preservar o medo de perder a pessoa querida. Alguns neuróticos se ligam a crenças, religião, ritos e vivem a dinâmica afetiva da presença e da ausência. Há mães neuróticas que, ao invés de darem dinheiro aos filhos para que eles comprem lanche na escola, fazem o lanche para que o filho leve à escola.

O afeto das pessoas neuróticas funciona da seguinte forma. Quando elas estão perto de suas pessoas queridas, ficam-nas vigiando o tempo todo: “Você já comeu? Você não quer mais? Filho, você já estudou? Tem certeza de que estudou?”. Quando as pessoas neuróticas estão separadas de suas pessoas queridas, os questionamentos são os seguintes: “Será que ele já comeu?”.

Quando alguém se liga a outra pessoa, ele está se ligando ao complemento da própria doença. No relacionamento com afetividade neurótica, o parceiro não consegue fazer certas coisas se o outro não estiver junto para “brigar” (como quando um homem não consegue beber uma cerveja, porque a sua esposa não está em casa para ficar lhe falando que ele não deveria estar bebendo álcool). Há uma relação de complementaridade entre os dois, e essa é a mais íntegra forma de afetividade que o ser humano pode ter.”

Transcrição adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da palestra: O amor na era da sobrecarga | Ivan Capelatto – Café Filosófico

Confira na íntegra:

Ivan Capelatto é psicólogo clínico e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias. fundador do grupo de estudos e pesquisas em autismo e outras psicoses infantis (gepapi), e supervisor do grupo de estudos e pesquisas em psicopatologias da família na infância e adolescência (geic) de cuiabá e londrina.

Mestre em psicologia clínica pela puc-campinas, é professor convidado do the milton h. erickson foundation inc. (phoenix, arizona, usa) e professor do curso de pós-graduação da faculdade de medicina da puc – pr. Autor da obra “diálogos sobre a afetividade – o nosso lugar de cuidar”.