Felipe Pondé na participação do Podcast Lavando Roupa, falou sobre a dependência emocional e a fragilidade humana. Abaixo você confere a transcrição da fala de Pondé.

“Dependência emocional é uma característica da natureza humana: nós dependemos emocionalmente de uma série de coisas. No âmbito das pessoas, nós dependemos de nossa mãe, pai, irmãos (se tivermos), colegas da escola, professores, vizinhos etc. Então, as relações humanas são interdependentes.

Porém, hoje, há um medo de nos percebermos dependentes; a ilusão de autossuficiência gera certa histeria. Em consequência, há livros de autoajuda e “coaches” que prometem ao público que este não será dependente emocionalmente.

Dependência emocional significa que nos apaixonamos, que precisamos de afeto e de que alguém cuide de nós. Somos frágeis, alguns mais que outros, além de sermos mais frágeis em certos momentos do que em outros.

Dependência emocional é normal, mas há níveis dessa dependência exagerados, semelhantes ao amor Romântico, em que se alguém não possui o ser amado pode até morrer (podemos classificar isso de relação tóxica). Em contrapartida, temos muito medo de amar e de desejar, porque isso nos tornaria dependentes do objeto amado/desejado.

Há pessoas que são dependentes das outras em um nível doentio, podendo virar “stalkers” e obsessivas. A vida sempre nos gera certo grau de insegurança, mas precisamos confiar um pouco no outro, ainda que não haja nenhuma garantia para isso, mesmo que queiramos cada vez mais essa garantia.”

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da participação de Luiz Felipe Pondé no PodCast Lavando Roupa

Confira na íntegra:

Luiz Felipe Pondé, possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea – Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv.

Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado.