Luiz Felipe Pondé no programa Linhas Cruzada da Tv Cultura fala sobre a ideia equivocada de que precisamos necessariamente ser virtuosos para cair nas graças de Deus. Veja abaixo a transcrição da fala de Pondé.
Há uma suspeita em relação a quem se acha virtuoso, e há um reconhecimento de que aquele que sofre com a consciência do pecado é o verdadeiro virtuoso. Jesus Cristo é a encarnação disso: ele foi um personagem profundamente imbuído dessa consciência.
Por exemplo, na famosa passagem bíblica da adúltera (que não é Madalena), essa mulher é levada até Jesus por homens que o questionam se ela não deveria ser apedrejada, e Jesus responde seguindo uma linha de raciocínio que faz tais homens repensarem se eles de fato são virtuosos e que acolhe a mulher que realmente estava sofrendo, em sua consciência, devido ao seu pecado.
Então, quanto mais uma pessoa se julga melhor/boa, na realidade, mais longe de Deus ela está, em contrapartida, quanto mais uma pessoa tem consciência de que é pecadora, mais próxima de Deus ela está. Quem estiver livre de pecados que atire a primeira pedra.
Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho da participação de Luiz Felipe Pondé no Linhas Cruzadas | Quem é Deus? | 01/04/2021
Confira na íntegra:
Luiz Felipe Pondé, possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea – Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv.
Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado.