Pedro Cardoso na participação do do podcast Ciro Games fala sobre a importância da leitura. Confira abaixo a transcrição do trecho.
Leia bons livros. Qual a diferença entre ler um livro e ouvir uma música ou assistir a um vídeo? Você lê com sua voz o texto do outro, apropriando-se, de uma forma muito peculiar, de um pensamento que não é seu.
O que mais gera esperança na vida é conhecer a esperança dos outros – e não apenas a sua. E conhecer a esperança do outro não tem a ver com concordar com ela, mas, sim, se interessar pela mesma. Por exemplo, quando namoramos com alguém é porque nos interessamos por essa pessoa e não porque concordamos com ela em tudo. Não é a concordância que faz a esperança ou a política progredir, e, sim, o interesse.
O mundo, hoje, está tornando a todos muito apáticos intelectualmente. O celular, por exemplo, é como a droga heroína, pois a pessoa fica tão imersa no aparelho que jamais lê um livro.
Leia um livro, seja poesia, filosofia, história, qualquer coisa que o interesse, mas leia. Sem a leitura, ninguém se liberta da solidão.
Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do programa: CIRO GAMES #11 | 23/11/2021 com Pedro Cardoso.
Confira na integra:
Pedro Cardoso é um ator, redator, roteirista, autor, escritor e humorista brasileiro, célebre por seu papel como Agostinho Carrara no seriado da Rede Globo de Televisão A Grande Família.