Abaixo você confere a transcrição de um dos vídeos mais famosos do professor Clóvis de Barros, que na verdade é um trecho de uma de suas aulas, onde ele faz um grande incentivo ao estudo e a busca por conhecimento.
“Chegue a sua casa e, em vez de entrar no Facebook, pesquise no Google o seguinte: “KANT – Fundamentação da Metafísica dos Costumes”. É um livro de domínio público, ou seja, o custo financeiro é zero.
Veja as três primeiras páginas do livro. “Professor, e as outras páginas?” F*da-se. Selecione essas três primeiras páginas, imprima-as e leia-as. “Professor, mas a leitura de três páginas leva um minuto e meio, não leva?” Não leva, porque você deve selecionar o primeiro parágrafo e lê-lo – ele vai lhe produzir certo desconforto. Depois, leia o primeiro parágrafo de novo. “O senhor está me chamando de burro?” Não, mas se eu estiver você deve me chamar do mesmo também, porque é assim que eu leio. Leia pela terceira vez o primeiro parágrafo e só então vá para o segundo parágrafo. Leia esse último uma, duas, três vezes. Com isso, gaste uma hora em três páginas. “Professor, desse jeito eu nunca vou saber qual é o final da história.” Não tem o final da história. O resto do livro é tão desinteressante quanto as suas três primeiras páginas. Você não está perdendo nada, fique só nas três primeiras páginas. E por quê? Porque, se você não tiver a experiência da leitura de um texto difícil agora, terá perdido a chance. Você, por sua vez, dirá: “Mas eu não me interesso por questões filosóficas”. Não, mas isso é uma questão de brio. Você tem brio? Sabe o que é brio?
Brio é você ler algo até entendê-lo. Como você não é capaz de entender algo? Isso lhe fere a alma. Se você comeu na infância, tomou leite materno, tem o cérebro de tamanho normal etc., então você pode! Pitágoras, por exemplo, descobriu o teorema, denominado “Teorema de Pitágoras”, e você, por sua vez, só tem que aplicá-lo no triângulo retângulo. É necessário sentar, estudar e depois aplicar.
Você não pode permanecer só nas coisas fáceis. Estude, mesmo que não tenha a ver com você, estude! Não seja a pessoa acomodada que diz: “Fiz o que eu pude”. Certa vez, meu orientador Pierre Bourdieu disse uma frase que eu gravei e fiquei a reouvindo em casa para tentar entendê-la. Precisamos ficar incomodados por não conseguirmos entender algo porque a nossa inteligência é o que temos de mais importante. É essencial ter esse brio, pensar com competência e desenvolver a capacidade intelectiva. E tudo isso exige muito empenho e dedicação.”
Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do vídeo: Motivação para estudar | Clóvis de Barros Filho | INSPIRE-C
Confira na íntegra:
“Você não pode permanecer só nas coisas fáceis. Estude, mesmo que não tenha a ver com você, estude! Não seja a pessoa acomodada que diz: “Fiz o que eu pude”. Precisamos ficar incomodados por não conseguirmos entender algo porque a nossa inteligência é o que temos de mais importante. É essencial ter esse brio, pensar com competência e desenvolver a capacidade intelectiva. E tudo isso exige muito empenho e dedicação.”
Clóvis de Barros Filho é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do Brasil. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros.
Doutor e Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, o Professor Clóvis atua no mundo corporativo desde 2005, por meio de seu escritório, o Espaço Ética. Tem como clientes empresas de todos os portes, de inúmeros ramos de negócios.