Em um trecho da participação no PodCast Inteligência limitada, o Pastor Caio Fábio fala sobre o uso da Fé pelas igrejas como ferramenta de controle e medo e como isso deturpa completamente a palavra e os ensinamentos de Jesus. Abaixo você confere a transcrição adaptada da fala de Caio Fábio:

Olha, no Novo Testamento, especialmente nos Evangelhos, há uns três textos que o pessoal costuma usar para condenar, mas é importante dizer: Jesus nunca disse absolutamente nada sobre a homossexualidade. Nenhuma vez.

Quem fala sobre isso é Paulo, que era judeu e cidadão romano, criado como fariseu. Quando ele usa a expressão de que “os efeminados não herdarão o Reino dos Céus”, ele está fazendo uma lista onde, se for levar ao pé da letra, ninguém entra. Porque, junto com os “efeminados”, ele cita também os irados, os invejosos, os gananciosos… Ou seja: o que ele quer dizer é que ou é pela graça, ou ninguém entra.

Jesus, em momento algum, condena. Pelo contrário — ele acolhe. As mulheres consideradas “pecadoras” se sentiam à vontade com ele. Ele as acolhia, as amava e as tornava discípulas. E ele ensinou seus discípulos a não serem intolerantes com ninguém.

Mas é claro que ele apanhava por isso. Os fariseus diziam: “Ele come com prostitutas, ladrões e pecadores!”. E ele realmente andava com essa gente, ria com eles, fazia piadas, tornava-se acessível. Seguir Jesus de verdade hoje é quase insuportável dentro do meio religioso. Porque quanto mais a nossa vida se aproxima das práticas dele, mais os religiosos se incomodam.

Eles chamam isso de relativismo, mas, na verdade, é liberdade. O poder da religião está em controlar: controlar pelo medo, pela culpa, e, claro, pelo dinheiro. O medo é um excelente estímulo para a doação — é uma espécie de negócio com Deus. A pessoa dá para tentar “comprar” proteção ou bênção.

É uma engrenagem muito bem montada, onde o medo gera dependência e mantém o sistema girando. Mas Jesus veio para libertar. Ele não veio vender milagres, indulgências nem promessas. Ele veio dizer: “Levanta, anda, e vai viver.”

O Evangelho não é uma prisão — é liberdade e verdade. E quando alguém vive essa verdade, inevitavelmente, deixa de caber nas amarras da religião.

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do corte (A religião quer que as pessoas sejam escravas das igrejas!) do PodCast Inteligência Limitada.

Confira abaixo o corte na íntegra:

CAIO FÁBIO é escritor, psicanalista, ex-pastor presbiteriano e ativista de uma reforma no cenário evangélico atual. Caio Fábio é grande crítico do cenário evangélico atual e como as igrejas tratam seus fiéis.