Içami Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.
Confira uma seleção de nove frases e pensamentos de Içami Tiba que nos convidam a mudar a nossa maneira de pensar:
1. “O estado emocional se mostra nas atitudes e no corpo. Ao mesmo tempo, as mudanças hormonais e cerebrais mexem com a afetividade e com a forma de relacionar-se.”

2. “É uma felicidade poder agradecer e um prazer receber um sincero ’muito obrigado!’”

3. “Quando se discute a quem cabe a tarefa de educar, se à escola ou à família, surge um jogo de empurra-empurra: a quem cabe a responsabilidade sobre os mal-educados? A família cobra que a educação seja dada pela escola, enquanto esta diz que a educação deve vir do berço. Enquanto isso, a Educação se torna área de ninguém… ”

4. “Não gritar, fazer lição de casa ou deixar em ordem o que foi usado devem ser ações previamente combinadas com o filho, incluindo deixar claras as consequências se as regras forem descumpridas. Filhos poupados são menos competentes do que os que já se viram sozinhos.”

5. “Os pais, no afã de agradar os filhos, comportam-se inadequadamente, aceitando dos próprios filhos comportamentos que não aceitariam de ninguém. ”

6. “Perdoar ou fingir que não percebeu não ajuda na educação dos filhos…a verdade tem mais valor que sair ileso de uma transgressão com base em uma mentira.”

7. “Certos comportamentos não começam de uma hora para outra; eles denunciam que os pais deixaram de ensinar que, não importa o nível socioeconômico, cultural e profissional, todas as pessoas merecem respeito…”

8. ” Diante de uma situação de prêmio não merecido, o primeiro pensamento que surge na mente dos filhos é que não vale a pena se empenhar para ter bom desempenho. “

9. “Embaixo de um folgado, há sempre um sufocado”.