Trabalhar não enriquece ninguém

0
1604

Via InfoMoney



SÃO PAULO – Vinte anos após a publicação da primeira edição do best-seller Pai Rico Pai Pobre, a obra de Robert Kyiosaki e Sharon Letcher segue uma das mais célebres em circulação no que diz respeito à educação financeira. Em entrevista ao InfoMoney, Kyiosaki, que virá ao Brasil fazer uma palestra neste mês, explica o porquê disso: as pessoas continuam não estudando sobre dinheiro.

Inline

Para ele, trabalhar não é o que faz as pessoas bem-sucedidas financeiramente, mas sim estudar sobre finanças. “Se você quer voar, pilotar um avião, o que você faz? Estuda. Então você faz testes, prova que é bom e talvez seja contratado”, diz Kyiosaki, em conversa por telefone. “Com dinheiro é a mesma coisa. Você não deve trabalhar para ganhar dinheiro, mas sim estudar sobre dinheiro”, diz.

A lição remete ao que diz no próprio livro, cuja versão comemorativa de duas décadas está à mostra na 10ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro até 10 de setembro. Na publicação, os pais que dão nome à história são antagônicos: o rico não tem escolaridade notável, mas consegue juntar e gerir patrimônio invejável através de investimentos em ações, imóveis e negócios; enquanto o pobre é Ph.D, mas em sua morte não deixa nada
à família além de dívidas.

O autor e palestrante estará em São Paulo nos dias 23 e 24 de setembro para o Congresso Mundial de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (National Achievers Congress), sediado pela primeira vez no Brasil.
Confira, a seguir, os destaques da entrevista concedida ao InfoMoney:

InfoMoney: Para uma pessoa de classe média, que trabalha com salários medianos, existe alguma forma melhor de acumular dinheiro para aposentar-se cedo?

Robert Kiyosaki: O que as pessoas aprendem na escola sobre dinheiro?

IM: Nada.

RK: É por isso que elas não conseguem se aposentar. O sistema educacional é corrupto, assim como a maioria dos governos. Então eles não querem que você saiba sobre dinheiro para que você continue trabalhando.
Quando eu falo sobre governo, eu falo do meu governo assim como os demais governos. Eu sei que o Brasil tem seus problemas com governos [risos]. A corrupção é tão ampla ao redor do mundo, e isso é muito triste.
De qualquer forma, o que você tem que fazer é estudar o que a escola não lhe ensina.
Digo, eu também não aprendi sobre dinheiro na escola, eu aprendi em casa. Eu ainda não aprendo ou ensino sobre dinheiro na escola, porque eu não tenho uma escola. Então eu faço cursos. Sobre imóveis, ações, faço cursos de negócios. Mas o problema é que as pessoas querem que as digam o que fazer: compre esse imóvel,
essa ação. Elas não querem a educação, elas querem apenas a resposta. Porque a escolha treinou você a apenas memorizar as respostas sem precisar fazer nada.

IM: Então o senhor acredita que as escolas deveriam ter cursos sobre finanças em diferentes idades e disciplinas?

RK: Isso ajudaria. Nossos líderes, nossos professores, o meu Pai Pobre era um homem bom, mas pobre. E porque ele tem um Ph.D ele acredita que é inteligente, mas ele não é inteligente financeiramente. E a maioria
dos nossos líderes não são inteligentes financeiramente, como Obama e Clinton. Trump é inteligente financeiramente, mas não é bem-visto.

IM: Se inteligência financeira é diferente de inteligência acadêmica e diferente de inteligência nos negócios, uma pessoa pode ter em todas essas coisas?

RK: Se você quiser, sim. Mas eu acho que o que eu estou querendo dizer é que a escola nos ensina a buscar as respostas e acho que o que você quer de mim são as respostas. Minha resposta é: você vai estudar o que você quiser saber. Eu estudei negócios, estudei mercado imobiliário e estudei ações. Eles não ensinam isso na escola.

IM: Quais as melhores formas de buscar conhecimento alternativo ao que se ensina na escola, na sua opinião? Onde se busca conhecimento financeiro confiável?

RK: Um dos maiores problemas é que nosso dinheiro não é mais dinheiro. O dólar não é dinheiro mais, é algo impresso pelo governo. No Brasil, é o real? Eles imprimem, da mesma forma que o dólar, que o iene, que o euro, então você tem que entender que o dinheiro é corrupto. É por isso que eu não guardo dinheiro. A maioria das pessoas trabalha para guardar dinheiro. É um pouco difícil de explicar para as pessoas. A forma como a maioria dos políticos enriquece é roubando. Aprendi boa parte do que eu sei hoje jogando Monopoly (Banco Imobiliário). Eu tinha hotéis, eu tinha dinheiro e eu não trabalhava.

IM: E há alguma forma de sair desse ciclo vicioso?

RK: Sim, estudando. Trump é meu amigo, eu sei que ele não é popular, mas é um bom amigo meu, e nós estudamos dinheiro o tempo inteiro. Então basicamente há três tipos de pessoas, há os ricos, os pobres e a classe média. E uma pessoa precisa decidir: se você quer ser rico, você precisa estudar. Estudar dinheiro. Mas a maioria das pessoas não quer estudar, então elas permanecem pobres e na classe média. É por isso que a maior lição em Pai Rico Pai Pobre é que o que o Rico sabe sobre dinheiro, o pobre e o de classe média não
sabem. O que eu ensino para as pessoas é: estudem. E a maioria das pessoas não gostam das respostas porque elas querem que as digam o que fazer, que seria “vá para a escola, consiga um emprego, guarde dinheiro”, o que é
realmente estúpido, porque a escola não ensina sobre dinheiro. Ou você pode roubar.

IM: Por que então o senhor acredita que as pessoas continuam tentando se tornar ricas sem estudar? O que faz com que as pessoas não estudem dinheiro?

RK: Preguiça. Elas teriam que trabalhar duro.

IM: Estudar sobre dinheiro então é mais difícil que estudar um ofício? Por que as pessoas escolhem o caminho do trabalho para guardar dinheiro?

RK: Eu não sei. A maioria dos americanos é, na verdade, pobre. Eles não têm 400 dólares extras. Eles trabalham duro, têm belas casas, belos carros, mas não possuem dinheiro.

IM: O senhor estará em um evento aqui no Brasil em breve. Quais são as suas principais lições especificamente para os brasileiros, o que o senhor ensinará para essa plateia?

RK: Como eu disse, há três tipos de pessoas: os pobres, a classe média e os ricos, e eu ensino o que os ricos fazem com seu dinheiro. Se você é pobre ou de classe média, você não pode fazer o que eu faço, porque você precisa estudar.
Se você quiser pilotar um avião você precisa fazer aulas para aprender a voar. Então você fará um teste e, se for bom, pode ser contratado por uma companhia aérea. Mas a maioria das pessoas quando quer voar simplesmente compra uma passagem e sentam em um avião. Se eu quisesse ser um piloto, o que eu teria que
fazer? Se eu quero ser rico, o que eu tenho que fazer? Se você quiser ser pobre ou de classe média, você não precisa estudar.

IM: Você só precisa trabalhar?

RK: Sim. E guardar dinheiro. E você nunca ficará rico dessa forma