Amor é Amor e Sexo é Sexo

0
2241

Por Flávio Gikovate



Aprendemos que sexo e amor são componentes de um mesmo instinto. Não penso assim. O amor corresponde à agradável sensação de aconchego que sentimos quando próximos de uma criatura especial. É exatamente o que sente a criança no colo da mãe, nosso primeiro objeto do amor: a dor derivada da sensação de desamparo e de incompletude que todos sentimos desde o momento do nascimento se atenua nestes momentos de reencontro. Isto nos dá prazer. O amor adulto é idêntico ao infantil. Amor é paz e harmonia ao lado de uma criatura muito especial e única. Não existe, pois, amor por si mesmo.

Inline

O sexo é uma agradável sensação de excitação que deriva da estimulação de certas partes de nosso corpo. Na infância é um processo essencialmente pessoal – autoerótico. A estimulação das zonas erógenas provoca prazer intenso. Na vida adulta, somos atraídos sexualmente por um grande número de pessoas. Os homens sentem forte desejo visual por quase todas as mulheres, enquanto que as mulheres se excitam muito ao se perceberem assim atraentes. A aparência é de processo interpessoal; mas é tão indiscriminado que o outro importa pouco. O amor é dirigido a uma criatura única e especial.

Amor é paz e é interpessoal. Sexo é excitação e é essencialmente pessoal. O mais típico momento do sexo, o que corresponde ao orgasmo, é o mais solitário, ao contrário do que costumamos pensar: a excitação física é tão forte que ficamos totalmente voltados para ela, do mesmo modo que nos aconteceria se tivéssemos uma forte dor física. Não há lugar, nestas condições fisiológicas, para qualquer tipo de atenção ao outro. Talvez por isso preferimos o sexo com alguém que amamos, pois depois poderemos nos abraçar e nos aconchegar para atenuar a solidão que acompanha o prazer sexual máximo.

Livro relacionado: “Para Ser Feliz no Amor – Os vínculos afetivos hoje”

Flávio Gikovate nasceu em 1943 e publicou 34 livros. Psiquiatra, dedicou-se à psicoterapia e tornou-se um dos mais conceituados e reconhecidos psicoterapeutas brasileiros. Para conhecer diversos livros do autor, clique AQUI.